sexta-feira, 31 de julho de 2009

O Paláce da Comenda


Ao que parrece, há duma habitação de prrincesas lá prrrós lados da comenda. É assim, mês amigues, a gentes gostames de prrincesas, e adond é cagentes ides? Exacte, vocêzes adivinharrem, ao paláce da comenda...
Orrra secede-se que numa das nossas tentativas d' amandarrmes aquela merrda de telhade la da mansão da esguêlha prrrós pêxes, descubrrimes dum porrrtão (même fêie)... Quéq a gentes magicámes? "Ah pah besugue! S'esta merrda é même um paláce deve tarr apinhade de damas, siga pularr, nao a cerrca, mas sim o porrtão... Afinal, home é home, chôque é chôque." E lá ide eu, más o Marria Pai Natal e o Carrapenhêta desvendarrmes o mistérrio das meninas...
Íames lá du meio du mate quand eu aviste qual prrincesa qual quê, levames cuma velha e um canine caté nos erriçarrmes todes... o Carrapenhêta prra essas merrdas é côme taínha e água limpa...(na s'entêndem). Atão ê tive a brrilhante ideia de metêrr aqueles dois na alheta e irr atazanárr os córrenes áquela malta: "Marria, Penhêta, idem lá prrró outrre lade du porrtão quê vou arrmarr-me em árroles e despois amande uma harrda daqui que vocêzes ja na me vêem mais...". Assim foi, eu arrmade em bacalhau forra d'água dêxei os outrres lá du porrtao e vim descendende aquela rampa toda até vêrr dum velhe q la tava ("ah pah soce, quésta merrda, um gaje vem vêrr du paláce à prrrócurra de meninas e só vê fóssiles?!?!"). Ê já tava a vêrr as prrrincesas porrr um canude, prretante caguêi prráquela cena toda e desata damandarr um bitaite ós vélhes... Só s'ouviu na serra u mê "EH PÁÁÁ... OI!!!" (um bérre clássique...).
Beim, só dá tempe prra vêrr dois cães e dois velhes da minha dirrecçao, todes desalmades. Lá foi a minha pessôa rampácima mai parrecia dum carrapau de corrrida coas barrbatanas "on firrre". Saltei du porrtão e estávem lá dus outrres dois marrmanjes du marria e do carrapenhêta à minha esperra, só prra na me sentirr sozinhe... bons amigues aquêles dois...
Foi dárr corrda ó sapáte e descêrr a encosta a fazêrr du sku mai parreciames uns indiana jonas de setúbal.
E foi assim, migas, soces, mitrras e afins cagentes descubrrimes co paláce da comenda né mais cuma facháda prra um lárrr d'idoses.

Zé do Chapéu de Palha

Sem comentários:

Enviar um comentário